CONCEITOS

Unidade I:
Os principais conceitos apresentados nesta unidade referem se as:
Teorias Formuladas, sobre as Politicas Públicas, contendo novas visões sobre o papel dos governos,substituindo as politicas Keynesianas do pós guerra, por politicas restritivas de gastos;Contribuem para o teste empirico da literatura sobre politicas públicas.
Conceitos de Politicas Públicas:
Laswell 1936 - expressão policy analysis ( análise de politicas públicas);
Simon ( 1957 )Conceito de racionalidade limitada;
Lindblon ( 1959 ,1970)questionou o racionalismo de Laswell e Simon propôs a incorporação de outras variáveis, a formulação e análise de Politicas Públicas;
Easton ( 1965 ) definiu politica pública como sistema, relação entre formulação resultados e ambientes. Elas recebem imputis dos partidos, da mídia e dos grupos de interesse que influenciam resultados e efeitos das mesmas:
Papel dos Governos - responder a questão sobre o espaço que cabe aos governos na definição e implementação de politicas públicas.
Não se defende que o estado ( ou governos que decidem e implementam as politicas públicas, ou outras instituições que participam do processo decisório), refletem as pressões dos grupos de interesse.
Thedor Lowi ( 1964;1972 ) desenvolveu a mais conhecida tipologia sobre politicas púlicas, elaborada com a máxima: "A politica pública faz a Politica".