sábado, 23 de julho de 2011

Violência contra a mulher

Em entrevista cedida aos membros do grupo de ensino a distância da Pós-Graduação de Gestão de Políticas Pública de Gênero e Raça (GPPGER)para o blog Igualdade nas Diferenças,o delegado titular da Delegacia de Policia Civil da comarca de Conceição da Barra, Dr.Roberto Santi de Resende comunica que as ocorrências de gênero acontecem com frequência, tendo a violência contra a mulher como destaque.De acordo com o delegado as intervenções são baseadas na Lei "Maria da Penha".Informa que apenas 30% solicitam o boletim de ocorrência que deveria evoluir para a representação contra o agressor,fato esse que impossibilita a justiça de intervir contra os autores da violência.
Pelas características da população do município,a maioria dos envolvidos são negro(as) ou afro-descendentes.
Em todos os casos de agressões atendidos na delegacia são solicitados o exame de corpo de delito; realizado pelos médicos de plantão,no pronto atendimento ou no posto de saúde,responsáveis por examinar a vitima e emitir o laudo em formulário especifico cedido pela delegacia.
Os estudiosos da violência de gênero argumentam que se trata de um fenômeno amplamente difundido na sociedade e que perpassa todas as classes sociais e econômicas,culturas,raças/etnia (Saffioti e Almeida,1995;Heise at al, 1994).Reconhecem as sérias dificuldades que existem no Brasil para se conhecer a real magnitude do problema.Entre as dificuldades,apontam a ausência de pesquisas ao nível nacional que deveriam informar sobre este tipo específico de violência e a ineficácia para estimar a incidência de gênero através do sistema de informações sobre mortalidade e dos atendimentos nos serviços públicos de saúde.

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa do blog e o texto também, que por sinal, está muito bem escrito!
    A violência contra a mulher está em evidência. Isso é resultado da luta exclusiva das mulheres, tanto no Brasil quanto no exterior por meio de organismos internacionais. Aqui no Brasil deve ser ressaltado a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2003, atualmente sendo chefiada pela capixaba Iriny Lopes.
    A questão da etnia negra ter maior incidência de violência doméstica no município de Conceição da Barra deve ser investigada a partir de análise de dados estatísticos. Será que a proporção número de habitantes de determinada etnia/número de casos em violência doméstica por etnia, refletirá um maior índice para a população negra? Apesar da referência citada sugerir que isso perpassa todas as classes e gêneros, faz-se realmente necessário um maior estudo para analisar as especifidades deste fenômeno social.

    ResponderExcluir