domingo, 11 de dezembro de 2011

A CULTURA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR

A escola dá acesso e tratamento aparentemente igual, mas obtém resultados educacionais desiguais. O currículo é comum para todos independentemente de sua cor da pele, esse é o ideário da construção da igualdade. Porém,  hoje a partir da critica à reprodução das desigualdades dentro e através da escola, chama-se atenção para as diferença a diversidade. A partir dessas necessidades, ou seja, reconhecer a diversidade étnico-racial e conhecer melhor a cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como suas raízes é necessário, que os alunos conheçam o que determina a Lei 10.639/03  para uma melhor integração dos indivíduos, não somente na escola, mas na sociedade em que estão inseridos.
A escola como entidade que visa à transformação, certamente, possibilitará oportunidades como (projetos) que venham divulgar como as influências do negro contribui para à Cultura Brasileira, como forma de recuperar a auto - estima e a Identidade Étnica.
O trabalho de educação anti – racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si e ter modelos que confirmem essa expectativa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário