sábado, 2 de junho de 2012

QUINTAIS PRODUTIVOS QUILOMBOLA



QUINTAIS  PRODUTIVOS  QUILOMBOLA



1 .0 - Título do Projeto
         
           TITULO DO PROJETO  : Quintais Produtivos Quilombola
            MUNICIPIO                   :  Conceição da Barra - ES


                                        Dados do Proponente


Proponente: Associação de Mulheres Quilombola da Comunidade de Linharinho
CNPJ:  00.111.222/0001 - 33
Cidade: Conceição da Barra                                   UF:  Espírito Santo
CEP: 29.960.000
Telefone:   ( 027) 9655-0000                                  
Email : amqc@hotmail.com
Contato : Maria Isabel Nascimento
Telefone: ( 027 )  9655 -0000                                 FAX: (  27 ) 3762-1111
Email : mariaisabelnascimento@hotmail.com                                      
Representante Legal: Maria Isabel Nascimento
Profissão: Pequena produtora                             Fone: (27)  9655 - 0000
Bairro: Zona Rural                 Cidade: Conceição da Barra                                      UF: ES                                                                   CEP: 29.960.000


  1.1- Considerações Gerais Sobre a Instituição Proponente

A entidade proponente é uma pessoa jurídica denominada de  Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de Linharinho, em Conceição da Barra, norte do Estado do Espírito Santo.
Ela busca espaço de moradia e de trabalho que já pertenceu ao povo negro de Linharinho, que foi forçado a sair de seu território e que deseja retornar para fazer a terra produzir  e realizar a criação de um centro cultural que possa apresentar exposições sobre a história e cultura local e oferecer produtos típicos aos turistas que se dirigem para Itaúnas.

1.2 - Justificativa

O Projeto surge de uma necessidade de sobrevivência para sanar um a questão de renda. Aqui os remanescentes sofrem com um grande problema,  criado por conflitos com fazendeiros que até o início da década de 1960, segundo os moradores, todo o Sapê do Norte “pertencia à negrada”, mas ninguém tinha documento das terras. Entre as décadas de 1950 e 1960 que realizaram diversas investidas expropriadoras sobre o território do grupo e depois pela Empresa Aracruz Celulose, hoje conhecida como Fibria. A empresa há anos vem plantando eucalipto, e obrigando os moradores a perderem as suas terras; sempre com promessas de auxilio, que não passam de promessas. Retiraram a vida e a liberdade desse povo, deixando apenas paisagens de grandes desertos de eucaliptos, aos quais sugam os rios e contaminam as poucas águas restantes em pequenos riachos, além de perigo e falta de segurança.
Mediante a execução do projeto, a intenção é ocasionar ocupação ás famílias, através do desenvolvimento de  plantios ( hortaliças, legumes, frutas) e criação da avicultura e da pecuária. Consequentemente além da renda, com a implantação certamente teremos mudança nos hábitos alimentares, visando menos doenças e melhor qualidade de vida; pois por maior que seja o esforço o Sistema de Saúde Federal e Municipal ainda deixam a desejar ás comunidades quilombolas e aos remanescentes das mesmas.  

1.3 - Objetivos

Geral:
Incentivar, assistir e proporcionar apoio técnico e logístico, para a implantação dos plantios ( hortaliças, legumes, frutas) e criação da avicultura e da pecuária nos quintais das residências quilombolas, pertencentes a comunidade de Linharinho, visando obtenção de renda e a introdução de mudanças nos hábitos de alimentação das famílias envolvidas no projeto.


1.4 - Específicos:   

1)    Erradicar a pobreza da Comunidade Quilombola de Linharinho;
2)    Despertar o interesse do público alvo para o plantio e cultivo de Hortaliças, Legumes e Criação de Avicultura e da Pecuária;
3)    Diversificar e melhorar o valor nutritivo da dieta alimentar dessas Famílias
4)     Promover a soberania alimentar e a geração de renda das famílias Quilombolas da Comunidade de Linharinho;
5)    Diversificação da Produção agrícola e pecuária, de modo a garantir a alimentação das famílias e escoar o excedente nos mercados locais;

1.5 - Metas\Produtos\Resultados Esperados  

1) Recuperação da Fertilidade do Solo, através da descontaminação por agrotóxicos;
  2) Desenvolvimento de um Plano de Trabalho baseado nos princípios da Agroecologia,  através de parcerias com a APTA, MPA, MST e outros;
 3) Recuperação das áreas de nascentes, zonas de recarga hídrica e matas ciliares ao redor de rios, córregos e lagoas;
 4) Construção de um Viveiro de Mudas com espécies nativas da Floresta Tropical, visando a recuperação de áreas degradadas;
 5)  Produção de Artesanato a partir do uso de madeira, palha de coco, cipó e outras fibras vegetais, que pode ser comercializado com turistas;
  6)  Escoar os excedentes da produção agrícola, da avicultura e da pecuária nos mercados, principalmente nos locais, através dos programas de merenda escolar, ou Ceasa e outros;

1.6 - Público Alvo

A Comunidade Quilombola de Linharinho, localizada no Sapê do norte em Conceição da Barra, município no norte do Estado do Espírito Santo. São 48 famílias, moradoras da Comunidade, onde participarão do projeto, sendo homens ou mulheres em regime de agricultura familiar.

1.7 -  Metodologia\Estratégia de Ação

O projeto será executado nos quitais das casas da Comunidade, e nesta etapa as famílias contempladas receberão um kit contendo: sementes de hortaliças, irrigação, bomba d’ água, caixa d’água, pintos para criação, adubos e ração para engorda das aves.
Após a entrega dos mesmos, receberão a visita da assistência local, em parceria com órgãos do governo que possuem escritórios de extensão e pesquisas em todos os municípios do nosso estado, para de acordo com o cronograma de desembolso das parcelas mensais, receber  a ajuda financeira para aplicação da implantação do projeto. A instituição municipal, aqui a prefeitura, será representada pelo Conselho Gestor Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que fará a fiscalização, para fazer jus á contrapartida do município.  O representante da entidade beneficiada, por fazer uma gestão compartilhada ao conselho, previamente deverá comprar tudo com notas fiscais, e emitir relatórios nas respectivas datas aos parceiros, bem como no Conselho Fiscal de sua entidade, para deliberar sobre as contas e discutir as ações a serem realizadas, como prioridades. No primeiro momento deverão construir as covas de cimento, como é padrão, com o recurso destinado, para iniciar a primeira etapa do projeto, e usando o Kit, terão insumos para fazerem as primeiras adequações e buscar os primeiros resultados, após de acordo com as prioridades listadas e registradas em ata especifica, gradativamente irão superando as resistências até utilizarem todo o recurso destinado e terão condições de sobreviverem com suas adequações próprias. Finalmente no tempo próprio especificado no projeto poderão pagar em suaves parcelas o investimento creditado aos participantes.

1.8 - Prazo

O prazo de duração para a implantação do projeto ocorrerá em 12 ( Doze ) meses. Pois levaremos em consideração as condições climáticas, como  períodos de chuva, o que pode ocasionar algum atraso ou deficiência  nas metas, que precisem serem reajustadas. Além de obedecer aos prazos de preparação do solo, edificação das covas, e limpeza do terreno e adubação.

                                             PERIODO  DE  REALIZAÇÃO
                            PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS QUILOMBOLA
Inicio:  01/06/2012                            Término:  30/06/2013



1.9 - Sustentabilidade

Após o término do projeto, a comunidade terá condições de dar continuidade á comercialização não apenas do excedente, mas de uma demanda  determinada, com vista a emancipação econômica, nos moldes da Agricultura Familiar, Programa de Políticas Públicas do Governo Federal que favoreça a comercialização de produtos de associações e cooperativas, na forma jurídica, através de um documento chamado DAP ( Declaração de Adimplência ), que permite o cadastro.
Nessa modalidade o pequeno agricultor, seja ele cooperado ou associado, no caso agora de nossa comunidade quilombola, passa a integrar em outros programas dessas implementações do governo, na área comercial, cadastrados, agora vendendo para programas como o Rede Brasil, PNAE, totalmente favoráveis, sem burocracias exageradas, ocasionando rumos de renda, vida estável, e subsistência ás famílias, com melhores condições.   
    
1.10 -  Detalhamento dos Custos


TABELA DE DETALHAMENTO DE CUSTOS – QUINTAIS PRODUTIVOS QUILOMBOLAS
ITEM
QUANT
DESCRIÇÃO
  VALOR   UNITARIO
TOTAL
01
 48
MOVIMENTAÇÃO DA TERRA
2.400,00
 115.200,00
02
 48
CONSTRUÇÃO   CIVIL
   700,00
  33.600,00
03
 01
VEICULO UTILITARIO
25.000,00
   25.000,00
04
 48
BOMBA DAGUA
  1.050,00
   50.400,00
05
144
PESSOAL/MAO DE OBRA
     622,00
   89.568,00
06
144
EQUIPAMENTOS
     380,00
   54.720,00
07
  48
PRODUTOS
     280,00
   13.440,00
08
  48
ESTERCOS
     300,00
   14.400,00
09
  01
DESPESAS ADM
  1.394,00
     1.394,00
10
144
ENCARGOS SOC
     138,30
   19.915,20
11
48
CAIXAS DAGUA
     500,00
   24.000,00
TOTAL



441.637,20


1.11 -  Declaração de Contrapartida

Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de Linharinho
Conceição da Barra - ES
CNPJ/MF: 00.111.222/0001 - 33


Declaração de Contrapartida


 Declaro sob pena da Lei que a Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de Linharinho, em Conceição a Barra – ES, neste ato representada  pela sua Presidente senhora Maria Isabel Nascimento, portadora do CIC nº: 001.304.238 – 54, e do R.G n°: 1.113.204/ES, dispõe de recursos orçamentários no valor de R$ 88.327,44 ( Oitenta e Oito Mil Trezentos e Vinte e Sete Reais e Quarenta e Quatro Centavos ) , de acordo com o plano de trabalho proposto, para participar a titulo de contrapartida no repasse de recursos destinados ao projeto QUINTAIS PRODUTIVOS QUILOMBOLAS.


Conceição da Barra – ES, 31 de Maio de 2012


_______________________________________
MARIA ISABEL NASCIMENTO
                                                    Presidente

1.12 -  Declaração de Adimplência


Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de Linharinho
Conceição da Barra - ES
CNPJ/MF: 00.111.222/0001 - 33


Declaração de Adimplência


 A Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de  Linharinho,  em Conceição da Barra –ES, neste ato representada  pela sua Presidente senhora Maria Isabel Nascimento, portadora do CIC nº: 001.304.238 – 54, e do R.G n°: 1.113.204/ES, declara sob as penas do artigo 299 do Código Penal Brasileiro, na forma e para fins previstos no artigo 5º da portaria AGE/SEFAZ nº 01 R de 10 de abril de 2006 que a entidade :
a)    Não se encontra em débito junto ao órgão ou a entidade da administração pública estadual, pertinente a obrigações fiscais, a contribuições legais ou empréstimos e financiamentos devido ao estado;
b)    Não está inadimplente na execução e convênios ou instrumentos congênere;
c)    Está em situação regular para com o estado ou com a entidade da administração pública estadual, conforme definido no artigo 3º da portaria AGE/SEFAZ nº 01 R de 10 de abril de 2006.


Conceição da Barra – ES, 31 de Maio de 2012


_______________________________________
MARIA ISABEL NASCIMENTO
                                                    Presidente


PLANO DE TRABALHO


2 – DADOS CADASTRAIS

Órgão/ Entidade Proponente:
Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade de Linharinho
CNPJ:
00.111.222/0001-33
Endereço:
Comunidade Linharinho
Cidade
Conceição da Barra
UF
ES
CEP
29.960-000
DDD/Telefone
(27)
E.A

Conta Corrente
1237543
Banco
Banestes
Agência
Conceição da Barra
Praça de Pagamento
021-118
Nome do Responsável
Maria Isabel Nascimento
CPF
001.304.238.54
CI/Órgão Exp.
1113.204 – SSP/ES
Cargo
Presidente
Função
Presidente
Matrícula
0000
Endereço:
Comunidade Linharinho, Conceição da Barra - ES














2.1 – OUTROS PARTÍCIPES
Nome do Responsável:
Maria Isabel Nascimento
CPF
001.304.238-54
Endereço:
Comunidade Linharinho, Zona Rural, CB/ES


2.2 – DESCRIÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto
Quintais Produtivos Quilombola
Período de Execução
1 ano
Início Mês/Ano
01/06/2012
Término Mês/Ano
01/06/2013
Identificação do Objeto
O Projeto é uma iniciativa à Associação de Mulheres Quilombolas de Linharinho, realizado através do Governo do Estado com as viabilidades de recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, sendo o município intermediário da ação através de convênio assinado entre as partes. A Secretaria de Estado da Agricultura irá efetuar repasses ao município para que o mesmo seja parceiro na gestão uma vez que a entidade não possui cadastro no SICONV, para que sejam construídas as covas do canteiro dos quintais produtivos quilombolas da comunidade.
Justificativa da Proposição
Buscando a oportunidade de um significado social, o projeto é uma necessidade de geração de renda e ocupação a essa comunidade, a qual, terá a oportunidade de cultivar a produção para o consumo  próprio e comercialização do excedente. Quintais produtivos quilombola, cultivarão hortas, legumes, pecuária e criação de aves para abate e produção de ovos.

2.3 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Meta. Etapa ou Fase)
Meta
Etapa
Fase
Especificação
Indicador Físico
Duração
Unid.
Quant.
Início
Término

8,33%
8,33%

16,66%

16,66%


24,99%


25,03%


3º/ 4º

5º/6º


7º/8º/9º


10º/11º e
12º

Recup. do solo
Preparação do solo
(Esterco e Adubação)
Aplicação do Plano Básico
Limpeza dos Córregos
 Início do plantio
Avaliação do plantio e Criação de aves
Abate de Frangos, Produção de ovos e início da colheita da horta

Dias
Dias

Dias

Dias


Dias


Dias

30
30

60

60


90


90

01/06/2012
01/07/2012

01/08/2012

01/10/2012


01/01/2013


01/04/2013

30/06/2012
31/07/2012

30/09/2012

31/12/2012


31/03/2013


30/06/2013

 2.4 – Plano de Aplicação (R$ 1,00)
Natureza de Despesa
Total
Concedente
Proponente
Código
001
Especificação
Alocação de Recursos

441.637,20

353.309,76



88.327,44

TOTAL

441.637,20
353.309,76
88.327,44


2.5 – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$ 1,00)

CONCEDENTE
Meta
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
50%





176.654,88

Meta
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
50%





176.654,88


PROPONENTE (CONTRAPARTIDA)
Meta
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
50%
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62

Meta
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
50%
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62
7.360,62



CBAR02: ANAY SÁ, DORA FREITAS, LIDIA OLIVEIRA, MARIA MACHADO, TATIANE CAULYT e VITÓRIA VASCONCELOS.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber informações acerca desse projeto pois, fomos interpelados pela Dona Gessi Cassiano, Presidente da Associação de Mulheres do Linharinho que nos informou não conhecer essa tal de Maria Isabel Nascimento como residente da comunidade. Verificamos os dados cadastrais na receita e, tanto o CNPJ, quanto o CPF dão como inexistentes o que nos deixou muito preocupados porque, além dos dados não baterem no site da Receita Federal, o nome da nossa entidade que é a Associação de Programas em Tecnologia-APTA está citado como parceira desse projeto que sequer conhecemos. Portanto, acreditamos que este site é sério e construído por pessoas idôneas sugerimos que este projeto seja retirado o mais breve possível e informamos que iremos investigar mais a fundo para apurarmos os fatos junto aos órgãos competentes.

    ResponderExcluir